jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2018

Checklist de documentos para compra de imóvel

Como evitar problemas futuros com uma análise prévia completa.

Checklist de documentos para compra de imvel

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é conseguir comprar a casa própria. São anos de planejamento, trabalho árduo e muita economia para alcançar o objetivo de morar sem a necessidade de pagar aluguel.

Após verificar a quantia que está disponível para a compra do imóvel, é hora de visitar todos as propriedades interessantes, fazer ofertas, negociar, barganhar o melhor preço possível, até ouvir o sim do vendedor.

Com o preço e condições acertados, surge a necessidade de o comprador ser paciente e verificar com o todo o cuidado quais documentos devem ser estudados antes de finalizar o negócio. Trata-se de medida de segurança para evitar problemas futuros que podem lhe custar o imóvel recém comprado ou um prejuízo totalmente inesperado.

A análise da documentação é necessária para descobrir se o imóvel está livre e desimpedido, sem qualquer pendência judicial ou extrajudicial (dívidas do vendedor ou do próprio imóvel, inventário, processos de demolição etc.). É um caminho obrigatório que o comprador deve percorrer para desfrutar de sua casa própria sem maiores preocupações.

Imagine que uma pessoa tem um terreno em seu nome, coloca o bem a venda, porém está respondendo à ação de usucapião. Se o comprador não realizar as pesquisas necessárias e a ação for procedente, perderá o imóvel e dificilmente conseguirá recuperar o investimento feito, já que terá que travar uma longa batalha judicial contra o vendedor do terreno e “torcer” para que ele tenha algum patrimônio capaz de custear os prejuízos.

Outro caso que pode acontecer é o imóvel estar como garantia de uma dívida contraída pelo antigo dono. Se o comprador não agir com as cautelas necessárias, poderá perder o bem recém comprado para o credor do vendedor, sobrando como opção somente cobrar o vendedor dos prejuízos, como no exemplo anterior.

Um último exemplo comum são os casos em que o Ministério Público ingressa com um processo requerendo a demolição do imóvel, por alguma irregularidade. Se o comprador não verificar isso antes da compra, arcará com os prejuízos, na hipótese de a demolição ser autorizada pelo juiz.

São inúmeras as situações que podem atrapalhar a propriedade do comprador, com prejuízos financeiros e psicológicos. Danos estes que são afastadas quando há uma pesquisa e análise correta da documentação pertinente. Fique atento e confira a documentação aqui!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)